terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Veja como irá funcionar os coolers no novo socket AM4 da AMD e se os coolers atuais serão compatíveis

Com a chegada das novas plataformas de processadores AMD  processadores Ryzen e APUs de 7ª geração para socket AM4, muitos usuários podem estar se perguntando sobre a compatibilidade dos coolers atuais com esse novo soquete. Será necessário um "adaptador" para os atuais coolers ou mesmo um cooler novo específico?

Entramos em contato com algumas empresas para esclarecer essa questão, já que através de imagens de placas-mãe de empresas parceiras da AMD divulgadas na CES, como essas da MSI e essas da ASRock, é possível ver semelhanças bastante grandes entre os brackets (presilha para fixar o cooler) originais do socket AM4 e do AM3+, indicando compatibilidade de coolers entre os sockets/processadores.

ATUALMENTE EXISTE COMPATIBILIDADE DE COOLERS ENTRE
OS SOCKETS FM1, FM2, AM2 E AM3 E SUAS REVISÕES
Placa-mãe MSI X370 Xpower Gaming Titanium compatível com processadores socket AM4
Um passarinho me confirmou que no bracket original, a compatibilidade é de 100% do sistema utilizado no AM4 com os anteriores semelhantes a ele, ou seja, se o cooler utilizar o sistema original da placa-mãe para fixação a compatibilidade é de 100% com os sistemas já utilizados nos sockets FM1, FM2, FM2+, AM2, AM2+, AM3 e AM3+, uma notícia muito boa, já que possibilita um upgrade um pouco mais tranquilo para muitos usuários, sem contar que continua fortalecendo a imagem da AMD frente a seus clientes por facilitar o processo de upgrade.

SE O COOLER USAR A PRESILHA ORIGINAL QUE VEM NA PLACA-MÃE, A COMPATIBILIDADE É DE 100%
Na imagem acima temos a base que fica por baixo de uma placa-mãe FM2+(mesma do AM3+ etc) e do novo AM4
Mas tem um porém, se o cooler utilizado usar uma estrutura de fixação diferente do bracket que acompanha a placa-mãe, será necessário um modelo atualizado dessa "estrutura", porque a distância dos furos para a fixação mudou devido a maior área necessária para o processador com o aumento de pinos do socket AM4, por lógica será necessário uma base nova (veja imagem acima).

O NOVO SOCKET AM4 TEM 1331 PINOS

O novo socket AM4 tem 1331 pinos para encaixe dos processadores, com distância entre os furos de 90 x 54 mm. Já o bracket retention, ou seja, espaço reservado, é de 114 x 94 mm. A distância dos sockets anteriores como o AM3+, FM2+ era de 96 x 48 mm, ou seja, diminuiu no comprimento e aumentou na largura.

Diversas empresas como Noctua, Cooler Master e Thermaltake por exemplo, irão disponibilizar esses adaptadores que tornam compatíveis praticamente todos seus coolers com o socket AM4, com uma ou outra exceção. Algumas empresas irão inclusive enviar de forma gratuita esses novos sistema para fixação do cooler.

Entramos em contato com a Noctua e no caso deles o usuário poderá adquirir o "mounting upgrade kit" para socket AM4 de duas formas, 1 - Comprando através de qualquer loja assim que ele chegar ao mercado. 2 - Receber de forma gratuita o kit entrando no site da Noctua, preenchendo um formulário e enviando o comprovante de compra de um processador ou mainboard AM4 e de um cooler da empresa. O envio para o Brasil demora de 2 a 4 semanas de acordo com a empresa.

COMPROVANDO A COMPRA A NOCTUA ENVIARÁ O MOUTING KIT PARA AM4 DE GRAÇA

Logicamente a partir de agora as empresas começarão a adicionar entre os kits para fixar o cooler as presilhas compatíveis com o novo socket da AMD. Abaixo uma imagem do mounting kit da Noctua

Enfim, se você possui um cooler de melhor desempenho, seja ele a ar ou liquid cooler e pretende comprar algum novo processador socket AM4 da AMD, é bom se informar com o fabricante de seu cooler se ele vai ter o suporte ao novo socket e quando isso vai ocorrer, caso o cooler utilize o bracket original da placa-mãe, não se preocupe que o cooler será 100% compatível.

Também destacamos que ainda não se sabe como a AMD vai fazer em relação ao "acompanhamento" ou não dos coolers em seus novos processadores. Pode ser que modelos de alto desempenho não venham com cooler, política adotada pela Intel em todos os últimos modelos Core i5 e Core i7 da linha K, além dos modelos Core Extreme (Haswell-E e Broadwell-E por exemplo).

PROCESSADORES AMD RYZEN PODEM APARECER NA GDC NO FINAL DE FEVEREIRO

Os novos processadores topo de linha Ryzen para socket AM4 da AMD podem aparecer oficialmente ainda em fevereiro ou inicio de março, sendo que a empresa "deixou escapar" um anúncio chamando para acompanhar a chegada dos CPU Ryzen na Game Developer Conference (GDC) que acontece entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março desse ano.





Fonte: Adrenaline



Nenhum comentário :

Postar um comentário